Overblog Suivre ce blog
Editer la page Administration Créer mon blog

 

11ª CLASSE

 

ACTIVIDADE 2

 

Objectivo:

 

Perceber a forma como um texto deve ser organizado: abertura da narrativa.

 

Conteúdos:

 

Construção linguística do tempo, do espaço e das personagens de um texto narrativo.

 

Tarefa a realizar:

 

Construir a introdução do texto a seguir (localização temporal e espacial, apresentação das personagens):

 

Quando a mãe pata nadava com os filhos, todos os animais da quinta olhavam para eles:

- Que patinho tão feio!

O patinho era muito infeliz. Não tinha amigos. Todos faziam troça dele, até a mãe.

Decidiu fugir pois ninguém sentiria a sua falta.

- Quem me dera ser cisne! Os cisnes são tão bonitos.

Certo dia, reparou como os um bando de gansos se lançava em voo. Depois, bateu as asas e, pela primeira vez, o patinho voou.

Subiu, subiu, subiu, em direcção ao céu azul. Nesse momento olhou para baixo e viu os cisnes a nadar no lago de um lindo jardim.

Resolveu pedir-lhes ajuda. Voou em direcção ao lago, pousou na água e pediu aos cisnes:

- Por favor matem-me. Sou tão feio e sinto-me tão sozinho que não me interessa viver.

- Feio? Tu?! – exclamaram os cisnes surpresos .– Já te viste ao espelho no lago?

O patinho olhou para a água e pela primeira vez viu como era bonito. Nem queria acreditar que se tinha transformado naquele belo cisne.

A partir daquele dia nunca mais estaria sozinho. Tinha encontrado a sua família.

“O patinho feio”, adaptação de um conto de Hans Christian Andersen, recolhido em http://web.educom.pt/paulaperna/patinho_feio_1.htm.

 

ACTIVIDADE 3

 

Objectivo:

 

Perceber a forma como um texto deve ser organizado: desenvolvimento e fechamento.

 

Conteúdos:

 

Sequencialização cronológica e lógica dos eventos de uma narrativa

 

Conclusão de uma narrativa

 

Tarefa a realizar:

 

O texto a seguir apresenta-se com uma localização no tempo e no espaço, apresenta as personagens e o elemento desencadeador da acção. Escreve o resto da história, tendo em atenção que deve ter uma sequência lógica de acontecimentos e uma conclusão:

 

O Rui Leão

 

Era uma vez um leão muito convencido. Chamava-se Rui e era o rei da floresta. Um dia, saiu do seu palácio e começou a dizer que era o mais belo. Mas os outros animais não gostaram muito da brincadeira

.…

 

 

 

ACTIVIDADE 4

 

Objectivo:

 

Reconhecer alguns mecanismos que permitem o estabelecimento de relações temporais coerentes entre as diferentes frases de um texto.

 

Conteúdos:

 

Verbos no pretérito imperfeito em articulação com verbos no pretérito perfeito.

 

Tarefas a realizar:

 

a.  Ouvirás um texto lido em voz alta, em que há alternância entre pretérito perfeito e imperfeito e sem que tenhas o texto à tua frente (o texto será lido pelo professor na sala de aulas):

b. Diga se as afirmações seguintes são verdadeiras ou falsas para verificar a compreensão global do texto:

 

AFIRMAÇÕES

V

F

1. O homem que vendia bancos sempre quis fazer outra coisa.

 

 

2. As cadeiras eram mais caras do que os bancos.

 

 

3. Os bancos eram mais cómodos do que as cadeiras.

 

 

4. O homem que fazia bancos baixou o preço dos bancos.

 

 

5. O homem que vendia cadeiras não baixou o preço das cadeiras.

 

 

6. A clientela aumentou porque o preço dos bancos baixou.

 

 

7. Um amigo disse que eles se deviam unir e vender bancos e cadeiras por preços altos.

 

 

8. Eles não se queriam unir.

 

 

9. Eles não se uniram.

 

 

 

c. O texto que a seguir é um excerto do texto que ouviste previamente. Há lacunas, preenche-as com os tempos verbais adequados:

Bancos e cadeiras

 

 

Era uma vez um homem que __________________(fazer) bancos. ___________________(aprender) em pequeno a arte de fazer bancos e, como ______________ (ser) rápido e ________________(vender) com facilidade, nunca _____________ (querer) fazer outra coisa.

Ao lado da oficina do homem que __________________ (fabricar) bancos, ______________ (instalar-se) um outro artesão. Mas este só ______________________ (fabricar) cadeiras.

Os clientes ______________________ (começar) a dividir-se. Alguns _________________(continuar) a comprar

bancos, que ____________________(ser) mais baratos, mas outros _______________________ (preferir) comprar cadeiras, um pouco mais caras, mas mais cómodas.

 

 

Partager cette page

Repost 0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :