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REPÚBLICA DE ANGOLA    

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO

ISCED – UÍGE

 

DEPARTAMENTO DE LETRAS MODERNAS

SECÇÃO DE FRANÇÊS

 

 

PROGRAMA DE DISCIPLINA

 

DISCIPLINA: PSICOLINGUÍSTICA

CURSO: Ciências de Educação – Opção: Didática de Francês Língua Estrangeira

Ano académico

2013

Regime da disciplina

 

Anual

 

Não-nuclear

 

Lecionada em francês

 

Carga horária

Semanal: 3 tempos (135 minutos)

Total: 96 tempos

(4320 minutos)

 

Subdivididos em dois semestres

Pré-requisitos

Psicologia geral

Linguística geral

Informática: noções básicas

 

 

Docente: MSc. MONA MPANZU

E-mail: mendesmonampanzu@yahoo.fr

Blog: www.monampanzu.over-blog.com

 

 

 

INTRODUÇÃO 

 

O objetivo desta disciplina é o estudo da complexa relação que existe entre o contexto linguístico e atividade mental que envolve a linguagem. Tem como finalidade discutir os fundamentos filosóficos e epistemológicos da Psicolinguística e as principais teorias da relação entre língua e pensamento e o tratamento cognitivo de mecanismos inerentes à compreensão e produção da linguagem dentro da visão crítica dos estudantes.

Embora não-nuclear, a disciplina é de fundamental importância para o estudante do curso de Letras visto que objetiva desenvolver em futuros professores e/ou pesquisadores, posicionamentos críticos a respeito de questões psicolinguísticas pertinentes à condução bem-sucedida da prática docente

 

EIXOS DE DESENVOLVIMENTO

- Neurofisiologia da linguagem e anatomofisiologia dos órgãos da fala e da audição

- Os processos de produção, transmissão e recepção dos sons da linguagem

- Distúrbios da fala e da audição e patologias da linguagem

- Teorias da aquisição da linguagem: língua materna e língua estrangeira

- Relações entre pensamento e linguagem.

 

OBJETIVOS

Prover o estudante dos conceitos elementares da anatomia, da fisiologia, da neurologia, da psicologia e da acústica necessária à compreensão do processo de produção, transmissão e recepção do significante linguístico.

Promover a reflexão sobre as relações entre pensamento e linguagem, a partir do estudo de casos relacionados à produção e recepção normal e patológica dos enunciados linguísticos e de situações de aquisição de língua materna e de língua estrangeira.

Promover a reflexão sobre as principais hipóteses envolvidas no processo de aquisição da linguagem, os problemas a elas relacionados e os métodos e técnicas delas derivadas.

Globalmente, objetiva-se fazer os estudantes:

a) Ter uma visão geral da psicolinguística, seu objeto e suas relações com disciplinas afins;

b) Conhecer os resultados mais relevantes de desenvolvimento observacional e experimental no estudo e processamento de linguagem, e sua localização cerebral;

c) Compreender os fundamentos de debates atuais sobre a natureza da faculdade de linguagem e da forma como adquire e processa linguagem;

d) Analisar criticamente os modelos e metodologias de pesquisa;

e) Ter as ferramentas para aplicar conceitos teóricos para a interpretação de dados observacionais e experimentais, e

f) Reconhecer as contribuições da psicolinguística sua prática docente futuro.

 

PROPOSTA METODOLÓGICA

As aulas serão organizadas em duas áreas complementares: aulas ordinárias e palestras (e exposições) consistem itens de agenda sistematizados. Serão contextualizadas as questões que ligam autores e textos propostos na bibliografia, apelando para a aplicação dos conceitos em situações específicas.

O uso dos TICE funcionará: são previstas sessões (fórum) abertas na internet (site do prof. MONA MPANZU: www.monampanzu.over-blog.com) em que algumas questões serão lançadas permitindo a interação docente-discente e discente-discente.

Nestes casos, os estudantes deverão ler os textos de modo prévio e obrigatório para que posteriormente possam ser envolvidos em discussões sobre as questões mais candentes e polémicas da psicolinguística.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação permite fazer um balanço do que é adquirido, está á ser adquirido ou não é adquirido. Vai levar em conta o trabalho pessoal e envolvimento pessoal nas aulas. Será feita em função de notas de 0 a 20. A nota final é baseada em três avaliações contínuas (40%) e um exame final (60%). A participação do estudante em todas as aulas é essencial e contará na sua média (20%) das avaliações contínuas.

 

SISTEMA DE HABILIDADES

O estudante deve ser capaz de interpretar com coerência os conceitos da psicolinguística; diferenciar os factos da língua dos fenómenos inerentes a processos cognitivos da linguagem, compreender a e interpretar eficientemente os distúrbios que assolam a linguagem oral e escrita , desenvolver posicionamentos críticos a respeito de questões psicolinguísticas pertinentes.

 

 

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

I. A Psicolinguística no domínio das ciências cognitivas

            - Contexto epistemológico

- Áreas de investigação e áreas de aplicação.

II. Compreensão e produção da linguagem verbal

- Bases biológicas.

- Propriedades da língua oral e escrita e especificidades do seu processamento.

III. Compreensão da língua escrita

- Da percepção visual à compreensão do texto: processos cognitivos e linguísticos.

- Modelos de processamento de palavras, frases e textos.

- Palavra e processamento lexical

- Frase e processamento sintático; processamento da correferência.

- Metodologias para o estudo da compreensão verbal escrita.

IV. Produção da linguagem verbal

- Dos objetivos comunicativos ao planeamento da informação linguística

- Produção oral espontânea e produção oral provocada.

- Produção normal em L1 e produção desviante

- Produção de narrativas orais e escritas

- Metodologias para o estudo da produção verbal oral.

V. Os distúrbios da linguagem

         - Conceitos e tipologia: Afasias

         - Distúrbios nas aprendizagens

         - Patologias da linguagem

Obs.:

Este esboço é previsional e pode ser sujeito a alterações. A aprendizagem de certas atividades de comunicação dependerá do progresso realizado e das necessidades dos aprendizes.

 


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